A conquista do território brasileiro está contida no vasto processo da expansão marítima europeia do século XV, que envolveu uma teia complexa de processos e relações encetadas por toda Europa. Este processo não foi apenas econômico ou comercial, estão embutidas aí, interesses políticos, religiosos e concepções filosóficas.
Pedro Álvares Cabral
Pedro Álvares Cabral aos 32 ou 33 anos de idade em uma pintura do início do século XX. Não há registros de retratos de Cabral contemporâneos à sua época.
Pedro Álvares Cabral nasceu em Belmonte em 1467 ou 68 e faleceu em Santarém em 1520. Fidalgo, comandante militar, navegador e explorador potuguês, creditado como o "descobridor do Brasil". Realizou a primeira exploração significativa da costa nordeste da América do Sul. Nomeado pelo rei de Portugal para chefiar uma expedição à Índia em 1500, seguindo a rota recém-inaugurada por Vasco da Gama contornando a África. O objetivo dessa expedição era retornar com especiarias e estabeleçer relações comerciais com a Índia. Comandando uma frota de 13 navios, Cabrau se afastou em demasia da costa africana, não se sabe se intensionalmente ou por obra de uma forte tempestade. A frota de Cabral desembarca em terras brasileiras achando que se tratava de uma grande ilha ao qual deu o nome de Vera Cruz. Faz contato com os nativos, explora o litoral e descobre que a grande massa de terra era provavelmente um continente, despachando em seguida um navio para notificar o rei Manuel I da descoberta das terras. A frota reabasteceu-se e continuou a viagem rumo a leste, com a finalidade de retornar a viagem à Índia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário